segunda-feira, 27 de abril de 2009

Participação da Luna do Blog Acqua

E abaixo, a participação de Lunna do Blog Acqua ao nosso Movimento Natureza.



Lunna Guedes do Blog Acqua



Ao pensar nesse desafio, eu resolvi fazer algo bem simples que acho que todos nós podemos fazer.

Eu resolvi pensar em 10 (dez) coisas que eu fiz no decorrer de 2008 para fazer a diferença no sentido de estar em contato direto com a natureza e mais que isso: respeitá-la como realmente ela merece.

Então vamos a minha lista:

01 – Reciclagem de lixo.
Vou ser sincera: não é fácil convencer as pessoas que é algo simples de fazer. As pessoas mais velhas (nem todas, é claro) mas algumas delas tem uma enorme dificuldade de compreender que isso é algo necessário. Mas aqui em casa tem funcionado e temos separado o lixo orgânico (que vai para o jardim) do lixo reciclado (papéis, latas, garrafas, entre outros).

02 – Entrei em contato com a empresa responsável pela coleta de lixo reciclado da minha região aqui em São Paulo.
Fiquei surpresa: eles foram rápidos no atendimento, vieram até minha residência e me informaram dos horários da coleta que é feita uma vez por semana, sempre as quintas-feiras no período da manhã. Fiquei muito satisfeita com o atendimento que resolveu meu problema com a coleta do lixo reciclado que não era feito na minha rua. Infelizmente poucas pessoas se preocupam com isso por aqui, mas já não sou mais a única a usar o serviço de coleta verde.

03 – Aproveitei muito mais o jardim de minha casa.
É lamentável dizer isso: ele estava totalmente abandonado, as plantas estavam precisando de cuidados: poda, replantio, adubagem, entre outros. Todos os sábados pela manhã passamos a nos dedicar ao nosso jardim, que está muito bonito, as plantas estão mais fortes e felizes. Regamos o jardim duas vezes por dia, a noite, o cheiro de terra molhada ocupa toda a casa. Delicioso.

04 – Diminuímos a quantidade de lâmpadas em casa.
Que desafio: eu não gosto de claridade, mas o mio amore tinha verdadeira paixão por lâmpadas acesas. Não foi fácil. Eu confesso que não gosto de lâmpadas no teto, prefeiro iluminação lateral no cômodo feitas por abajur ou luminárias. Não temos isso ainda, mas boa parte das luzes da casa ficam apagadas e a sensação de aconchego é muito melhor. O escuro é acolhedor.

05 – Geral na parte elétrica.
Assunto delicado: vocês não fazem idéia do quanto uma fiação antiga pode consumir energia. Mio amore trocou alguns dijuntores elétricos e já sentimos a diferença no consumo. Gente, a questão nem é o quanto se paga e sim o quanto se desperdiça de energia com maus contatos, fiação que pode causar curto sem que a gente perceba. A gente precisa sim prestar atenção nesses pequenos detalhes.

06 – Tiramos a televisão da cozinha.
Podem achar engraçado: mas o assunto é sério. Não tinha como conversar durante o jantar ou almoço. Quando não era o noticiário esportivo, era alguma série. Ninguém conversava à mesa. Agora temos uma cozinha gostosa, aconchegante e sem televisão. Todo mundo conversa, se alimenta calmamente, sem receber informações e muitas vezes desnecessárias. A refeição ficou muito mais agradável.

07 – Elaborei um jardim de ervas.
Valorizando a vida: é interessante aproveitar pequenos espaços a sua volta. No caso, eu aproveitei o beiral da cozinha. Fiz uso de sementeiras, panelas que eu já não usava mais e mudei o visual, podendo acompanhar o lento crescimento de minhas amigas: salsa, manjericão, hortelã e oregano. A cozinha ficou com um perfume todo especial. Sempre que regamos o pequeno jardim, o perfume das “meninas” invadem a cozinha e isso sempre acontece na hora das refeições.

08 – Diminuí o consumo de papel.
Nada fácil. Já dá pra imaginar o quanto foi difícil essa tarefa pra mim, mas imagine uma escritora consumindo pouco papel. Nem me fale. Foi humanamente complicado, mas eu consegui. No ano passado usei apenas duas resmas de sulfite. Geralmente eu consumia dez a quinzes resmas. Foi um grande avanço. Passei a usar muito mais o espaço virtual: google docs, pen drives, entre outros…

09 – Redução do consumo de água.
Descoberta interessante: passei a lavar o quintal a cada quinze dias e nos demais dias apenas passo pano com desifentante natural porque eu tenho um cão em casa e preciso ter cuidado com a higiene para o bem da saúde dele. Afinal, ele é meu filhote. O fato é que a limpeza é a mesma e o consumo de água diminui considerávelmente.

10 – Integração com a natureza.
Isso surpreendeu até os vizinhos: sempre gostei de chás, mas geralmente acabava comprando ervas e saquinhos de chá. Pois bem, resolvei conhecer mais de perto as folhas que tenho no meu quintal: jaboticabeira, amoreira, pitangueira, goiabeira, limoeiro, laranjeira. Não, a gente não mora no sítio. Moramos em São Paulo e temos tudo isso em nosso quintal graças aos Deuses. Bem, resolvi experimentar todas essas folhas e depois de uma pesquisa cuidadosa, servi chá de folha de laranja com limão num jantar aqui em casa. Foi a sensação. Além de deixar a casa com um cheiro maravilhoso, ainda agradou deveras com um bolinho de fubá. Também servi chá de folhas de amora que é extremamente saboroso e acompanha de forma perfeita um pão feito em casa. E os experimentos não pararam por aí. A folha da jabuticabeira também dá um chá muito gostoso, assim como a folha da goiabeira, mas com essa especificamente é preciso tomar cuidado porque ela enibe as funções intestinais.

Bem, foi isso que eu fiz.
Claro que foi apenas um pequeno passo diante de tantas coisas que posso fazer, mas já é um começo e me senti feliz em saber que eu consegui fazer a diferença junto a natureza que está em mim e da qual faço parte.

E para celebrar o dia da Terra (esse lugar maravilhoso) plantei novas sementes que dentro de 15 dias (aproximadamente) darão sinal de vida…

Mas e você? Conseguiria fazer uma listinha com suas ações ao longo do ano que contribuíram para que estivesse mais próximo da natureza a sua volta?

Aproveito para agradecer a Georgia e a Beth/Lilas por essa iniciativa maravilhosa. Lembremos que é preciso muitas iniciativas para que o nosso mundo seja sempre um lugar melhor. Todos nós fazemos o máximo que podemos para que o amanhã tenha possibilidade de se tornar um hoje agradável para todas as formas de vida existente nesse planeta…

Nenhum comentário: