terça-feira, 28 de abril de 2009

Participação da Su do Blog Entre Marés

Abaixo o post que a amiga Su fez em seu Blog Entre Marés:


Blogagem Coletiva: Movimento Natureza

“E velejando nós pela costa, na distância de dez léguas do sítio onde tínhamos levantado ferro, acharam os ditos navios pequenos um recife com um porto dentro, muito bom e muito seguro, com uma mui larga entrada.”
(Pero Vaz de Caminha)

cloud_rain

Há mais ou menos 509 anos, chegavam em nossas terras homens que implantaram os mais variados costumes e crenças aos habitantes desse lugar. Havia rios limpos, águas claras, matas virgens, pássaros cantando pela floresta e animais que viviam em seu habitat sem serem incomodados.

Infelizmente toda essa magia da terra encantada foi destruída em tão pouco tempo de história. Em 1511, eles descobrem que o pau-brasil é rentável, e então começam a explorar nossa Mata Atlântica e levar toneladas da valiosa madeira, cuja tinta vermelha era comercializada na Europa…

movnatureza-header

Muito já se falou sobre meio ambiente, sustentabilidade, floresta amazônica e aquecimento global. Gostaríamos de acender a chama ambiental, novamente. Esse é um mantra que deve ser entoado a cada dia. Se não nos cuidarmos, o verde vai ser engolido pelo concreto. Uma criança de cinco anos disse a seguinte frase: “Quando eu crescer, vou defender o meu planeta e libertá-lo da destruição.”

A chance que temos de fazer essa ideia se tornar realidade começa pelas crianças, que têm na educação a semente de uma consciência ambiental. Os pequenos aprendem, desde cedo, sobre preservação. Cabe aos adultos dar o exemplo e complementar a educação ambiental para a vida. “Precisamos urgente antes que seja tarde de um Movimento na Natureza e um Brasil Novo.”

Será que as nossas rotinas são sustentáveis? Os danos ambientais são irreversíveis. Cuidar do meio ambiente pode evitar o caos. Muita coisa já foi feita pela ecologia, mas ainda há uma longa caminhada rumo a um Brasil e a um mundo sustentáveis.

Nossa trajetória vai contribuir para que amanhã possamos ter água, sol, terra e energia em abundância. O pensador Goethe ensinou que querer para fazer não basta; é preciso atuar. O verde agradece. Nós estamos fazendo nossa parte, e você?!

island

“O meio ambiente agoniza!
A natureza pede socorro!
As matas pedem conservação
Os bichos pedem preservação
O ar não quer poluição
A água não quer contaminação
E o homem quer solução
Ele não sabe que é a solução!
Para melhorar a situação
Para a próxima geração!
Com muitas árvores para refrescar
Variedade de animais para admirar
Ar puro para respirar
Água cristalina para tomar.
Tudo isso depende de mim
Tudo isso depende de você
Tudo isso depende de nós...
Vamos nos conscientizar
De que nossos hábitos devemos mudar
Novas atitudes devemos tomar.
Aprender a conservar
Aprender a respeitar
Aprender a reciclar
Para o meio ambiente preservar
E a vida melhorar...”

(Mena Moreira)

turtle

Imagem0401(Cultivando plantas no meu jardim)

O Movimento Natureza é um projeto diário! Temos que nos conscientizar a cada dia, precisamos fazer a nossa parte! Esse post foi uma contribuição para a Blogagem Coletiva: Movimento Natureza, idealizada pela Beth e pela Georgia.

2 comentários:

Suzana Martins disse...

Uau!! Olha eu aqui!!! =))
Adorei, meninas!
Obrigada pelo carinho e parabéns pelo sucesso da blogagem...
Abraçoooos e beijos baianos!!

Movimento Natureza disse...

Su,
Você foi sensacional!
Além de participar do movimento com mãos à obra, ainda visitou tantos blogs dando uma palavra de carinho, incentivo e sua presença foi de grande ajuda para mim e Georgia.
Nós é quem agradecemos.
beijos cariocas