sexta-feira, 13 de novembro de 2009

A ignorância humana e a natureza



Este blog não aceita e abomina o desmatamento ou o assassinato de árvores urbanas como este das fotos acima. Pelo contrário, nosso objetivo é incentivar mais e mais pessoas a criarem o hábito do plantio, seja em suas casas, seja nas varandas de seus apartamentos ou mesmo nas ruas, como esta foi plantada. Mas, infelizmente, assassinada. Triste imagem!

O lindo Fícus Figueira que já estava bem grandinho, foi colocado ali pelas mãos bondosas de sua dona, a Silvia, que achava que ele ficaria melhor num lugar onde pudesse expandir suas raízes, respirar melhor e ao mesmo tempo enfeitar e arborizar a frente do prédio onde mora na cidade de São Paulo. Tirou-o de sua sala e replantou-o na rua em frente ao seu prédio. Seu ato foi imediatamente seguido por outros moradores do condomínio que, com pensamento grande, visualizaram o bonito paisagismo que estariam criando para sua rua.

No entanto, na madrugada desta quarta-feira, logo após o apagão fatídico que também afetou toda aquela região, um ser humano obtuso e bêbado levou 4 árvores da calçada, arrebentou a calçada e parou na última antes do poste. Ela me contou por e-mail que as árvores salvaram uma vida, pois se elas não tivessem amortecido a velocidade do carro, o infeliz tinha entrado no poste.

Como podem notar a natureza está sempre trabalhando por nós e nem percebemos muitas vezes. Neste caso, ela e as outras três, deram suas vidas pela do ser humano imbecil. Coisas de ordem divina mesmo.

A Silvia, pessoa de bom coração e alma elevada, ficou muito triste e eu também quando vi aas fotos, afinal quando plantamos uma árvore e observamos seu crescimento, além de ficarmos orgulhosos, temos também uma estima quase maternal por ela. Infelizmente não deu para aproveitá-la, pois o jardineiro da prefeitura que lá esteve para retirá-las, disse que o estrago foi tão grande que arrancou até a raiz, esfacelou toda, assim não adiantava replantar, não brotaria mais.

Mas, ela não desiste e sabe que a vida continua, por isso vai plantar outra árvore no lugar daquela e dar continuidade ao processo que iniciou, arborizando, embelezando, ajudando a natureza e o próximo, seja com a sombra que ela trará ou mesmo dando sua vida em prol da vida humana como foi neste caso.

Conheçam mais sobre a Silvia através de seu excelente Blog Longevidade.



"Quando uma árvore é cortada,
ela renasce em outro lugar.
Quando eu morrer, quero ir para esse lugar,
onde as árvores vivem em paz."
TOM JOBIM