quarta-feira, 29 de abril de 2009

Participação do Edu do Blog Varal de Idéias

Vejam a seguir a postagem que o Edu fez para o Movimento no seu Blog Varal de Idéias:



Moro na PIACABA, ao lado dessa lagoa ( Ibiraquera) e encostado no morro. Nessa foto a Piacaba é a casa verde ( coberta por hera ), terceira da direita para a esquerda.


Nos seus jardins, plantamos centenas de árvores, frutíferas e ornamentais.
Além de uma pequena mata nativa e original, cuidamos de ornamentar até nossas esculturas com o verde! Foto acima, a esquerda. Na da direita, Francisco Coelho, do blog Verde que te quero verde , ao lado de uma Espathódia, uma das últimas mudas por nós plantada.
E como podem observar, não há mais onde plantar! A natureza cerca nossa casa, e o convívio é harmônico e prazeiroso. Por essa e por outras, não plantei nenhuma árvore para esta postagem, e se não fosse o Adelino me cobrar, teria passado batido! Nem o Chico, nem a Geórgia me cobraram. Como fui o primeiro a me inscrever, teria que ser o último a participar!
Espero ter cumprido com a minha parte!

Participação da Beth do Blog Mãe Gaia

E vejam o que a Beth-Lilás postou sobre o Movimento em seu Blog Mãe Gaia:



Minha participação no Movimento Natureza

(Selo criado para quem participou-cole e leve)

Ir para Petrópolis e ficar lá na minha bat-caverna é uma delícia! Nada de barulhos de trânsito, nem buzinas, nem gente gritando gooooooool quando o Flamengo marca algum, e ainda tem o clima fresquinho que ajuda nos encontros deliciosos com os amigos todas as noites em que lá ficamos.

Mas, como nada é perfeito nesta vida, a conexão por lá é do tipo "à lenha" e foi o que aconteceu neste feriadão de quinta até hoje - sem banda larga e sem carregador de bateria da máquina digital - esqueci!
Penei, gente!
Principalmente porque no dia 22 de abril, quarta-feira, começamos o Movimento Natureza e eu queria visitar os blogs que fizeram suas maravilhosas postagens, atendendo ao chamado que eu e a amiga Georgia solicitamos há dias.

O Movimento foi es-pe-ta-cu-lar! Não tenho palavras para agradecer a tantos e ao mesmo tempo a felicidade que foi saber que toda essa gente esteve unida, quer seja plantando, incentivando ou dando o primeiro passo para trazer o verde ao planeta no dia dedicado à nossa querida Mãe Gaia.
Foi realmente um chamado não só meu e da Georgia, mas um chamado urgente do planeta a tantas agressões que tem sofrido.
Mais de 50 amigos blogueiros fizeram um post neste dia referente ao Movimento, e se você fez alguma ação e participou desta iniciativa, pedimos que passe lá no Blog Movimento Natureza e deixe nos comentários, o link do seu post criado neste dia.

Assim, como expliquei acima, fiquei sem condições técnicas para participar ativamente como gosto de fazer nestas ocasiões, mas não me dei por vencida e lembrei-me do meu super celular e registrei o momento mágico da minha participação neste lindo Movimento.
Desculpem a qualidade das fotos, mas não poderia deixar passar sem nenhuma fotinha, já que eu também fui uma das idealizadoras do projeto.

Lembro também que o Movimento Natureza é para ser exercido todos os dias e assim que tivermos oportunidade para plantar algo. Portanto, não esqueçam de registrar tal momento e enviar uma ou mais fotos para mim ou Georgia que serão colocadas neste blog especialmente criado para este intento.

E se você participou deste dia tão importante para o universo, pegue este selinho lá em cima do post e leve com orgulho para o seu blog.

(Primeiro passo - o buraco - feito pelo marido)


(A Jaboticabeira colocada no buraco e acertando a terra)

(A arvorezinha já posando para fotos)

(Plantadinha e regada)

Participação do Rafael Reinehr do Blog Escrever por Escrever

E vejam a seguir o post lindo que o Rafael Reinehr fez em seu BLOG RR-Escrever por Escrever:



Um pequeno passo para o homem, um gigantesco salto para a humanidade

PDF Imprimir
Coolmeia - Boas Novas
22 de abril de 2009

Esta significativa e memorável frase dita por Neil Armstrong após deixar o módulo lunar Apolo 11 ao pisar pela primeira vez na Lua, em 20 de julho de 1969, poderia ser repetida diariamente por cada um de nós.

Naquela época excitante, em que escritores de ficção científica animavam adolescentes e adultos com seus exercícios futuristas e, de fato, as previsões do começo do século começavam a tornar-se realidade, tudo era belo, esplendoroso e um futuro mágico se descortinava.

No final da década de 60, eram pouquíssimas as vozes que alertavam sobre o uso desenfreado dos bens naturais, a possibilidade de extinção da raça humana, mudanças climáticas e whatsoever.

Hoje em dia este panorama mudou. Enchentes nos noticiários viraram assustadora regra, degelo nos polos, na Patagônia, Groenlândia e nas áreas de gelo perene das altas montanhas. Apesar do forte lobby financeiro, político e - veja só - até científico que visa minimizar o problema, o fato é que estamos caminhando rapidamente para um caminho sem volta.

Quando falo em caminho sem volta, não me refiro ao planeta. Este irá se adaptar mais uma vez, como tem feito há bilhões de anos. O que talvez não consigamos mais fazer é salvar nossa própria espécie. Irei falar sobre este assunto com mais detalhe no futuro, citando alguns estudos e previsões científicas que andei verificando.

Hoje, entretando, quero congraçar-me com o lançamento da Coolmeia - Ideias em Cooperação, esta incubadora de ideias e ações altruístas, preocupadas com mudanças humanas, sociais e ambientais efetivas. Como dito em sua Carta de Princípios, a Coolmeia não busca ser a detentora de todas as respostas, mas busca isso sim, encontrar respostas que sejam satisfatórias ao nosso equilíbrio e harmonia com outros seres vivos (humanos e não-humanos) em nosso ambiente comum.

E cada um pode fazer a sua parte. E pode fazer todos os dias, ou pelo menos todas as semanas. Se 1% de nós brasileiros (um milhão e oitocentas mil pessoas), utilizarmos pelo menos 1% do nosso tempo (15 minutos por dia) para pensar em soluções ou aplicar as que já se encontram por aí, estaremos dando uma guinada significativa em direção às mudanças que necessitaremos para enfrentar as consequências do que temos plantado nos últimos 2 séculos.

Hoje acordei uma hora mais cedo para cumprir com o que me programei: plantar uma árvore e vir de bicicleta para o consultório. Sobre a bicicleta, não é um fato ocasional, tenho vindo com alguma frequência, mas neste dia não poderia deixar de vir. Mesmo com a chuva que veio e sem encontrar minha mochila e ter que deixar alguns pertences importantes em casa.

Sobre a árvore, aí embaixo estão as fotos. Plantei duas sementes de Pinus koraiensis, um tipo de pinheiro cujos frutos são os pinoles, pequenos pinhões extremamente deliciosos que podem acompanhar vários pratos.

A escolha
A escolha do lugar
As sementes
As sementes de Pinus koraiensis
O plantio
O plantio
O aconchego
O aconchego da semente, em uma nutritiva terra preta

Como diz um ditado chinês: "É com um passo que se começa uma jornada de 100 quilômetros". Vamos fazer nossa parte, cada qual com o tanto que conseguir a cada dado momento da vida.


Participação da Grace Olsson do Blog Cronicas do Frio

E vejam abaixo o que a amiga Grace Olsson fez em seu Blog Crônicas do Frio:



Hoje é dia de falar sobre o MOVIMENTO NATUREZA. Um projeto engajado pela blogosfera. E que tem como foco o Brasil Varonil. No entanto, eu nao vivo no Brasil e aqui, na cidade onde vivo, nao teria condicoes de falar sobre isso. Até por que a sociedade sueca valoriza o cuidado com a Natureza. Aqui é Primavera. E mesmo que eu queira plantar uma árvore e fotografar, postando em seguida aqui no meu blog, nao faz sentido. Até por que a Natureza anda tao devastada pelo Homem que o frio impossibilita qualquer possibilidade de tornar o nosso jardim, antecipadamente, florido. A TERRA AINDA ESTÁ MOLHADA.
movnatureza-header

Dia 22 de abril, venha plantar uma árvore, construindo um Brasil Novo..Mais sobre o Movimento você saberá AQUI
Ainda nao é tempo. Temos que esperar a época certa.

Época que a crianca nao sabe decifrar. Até por causa da própria ingenuidade da mesma.Sentimentos que vamos ou nao carregando pela vida afora. Nos últimos dias, tenho sentido saudades da época em que, sendo daquela forma, confiava sem medo de errar. Pelo simples fato de que TODA CRIANCA fala de forma desbravada e sem olhar a intencao de quem a ouve.jeitodeser1

Que importância faz se quem a ouve vai falar aos 4 ventos o que ela falou?E que importância faz se o adulto aumentou a história?Se deduziu, concluiu sem dar chances de defesa? Para a crianca nao há Tribunal de Julgamento que a deixe de ser quem é. Ela simplesmente é. jeiotodeser2

Ontem, a professora me perguntou qual tipo de foto é mais difícil de fazer. Animais ou criancas? Fiquei na dúvida. Mas ambos sao os mais autênticos que se possam imaginar. A maldade ainda nao chegou a eles.O coracao ainda nao está maculado por mágoa, dor, decepcao e lágrimas. A vida sempre é uma festa. Onde tudo, aos eu redor, está congelado. Com nas fotos feitas por mim dias atrás.jeitodeser

Participação da Mila do Blog Artes e Palavras

Abaixo a postagem que a amiga Mila Viegas fez em seu Blog Artes e Palavras:



O blog Movimento Natureza lançou um desafio para que os engajados na preservação do meio ambiente elaborassem um projeto real em prol da conscientização e do respeito que devemos manter todos os dias pelo nosso amado planeta.

O maior desafio não consiste apenas na ação de comover pessoas ao redor a aderirem essa causa, e sim encontrar quem esteja disposto a partilhar dessa comoção de mãos dadas. Portanto, resta-nos fazer a nossa parte.

De acordo com as dificuldades encontradas pelo caminho, o meu projeto está sendo encaminhado para o colégio do meu filho. Trata-se de uma escola particular, pequena, com número reduzido de alunos e que engloba crianças do maternal ao 5º ano (4ª série). Devido aos diversos feriados neste ano, o núcleo pedagógico está tendo dificuldades em adequar sua ementa aos dias úteis, tanto que, esta semana meu filho teve aula na segunda feira, quarta feira (hoje) e terá aulas na sexta feira, enquanto que outras escolas aqui do bairro decretaram uma semana inteira de recesso.

O importante é que consegui contactar a diretora do colégio e propus o desenvolvimento do projeto Movimento Natureza, porém, ainda não foi marcada uma data para que o mesmo possa ser praticado. A resposta ficou de vir na próxima semana, já que ela me informou que nesta sexta feira haverá reunião com os professores onde ela incluiria a proposta do projeto na pauta. Penso que: antes tarde do que nunca! Então, no dia 27 (segunda) entrarei em contato com ela novamente a fim de já ter a data de realização da atividade em mãos. Espero que já consigamos colocar em prática nesta mesma semana.

Minha parte foi feita e agora é aguardar.

Desejo que este projeto se realize e que, como Bióloga, eu possa passar um pouco do meu conhecimento para as crianças que participarão dessa prática. Torço para que dê certo e que esta atividade seja muito gratificante para todos os envolvidos.

terça-feira, 28 de abril de 2009

Participação da Ellen do Blog Eelleenn

Vejam o post que a Ellen fez em seu Blog Eelleenn:


22 Abril, 2009

Movimento Natureza

Como vivo num apartamento, não tive outra alternativa ao comprometer-me em participar neste Movimento Natureza pela comemoração dos 509 anos da descoberta do Brasil, senão em 'ginasticar os meus neurónios' e pensar qual seria a melhor idéia. Acreditem, que foi muito difícil aceitar este meu resultado rsssss. E assim, desta forma muito prática, aqui deixo o que saiu desta massa encefálica ainda que mui fraquinha! Vale apenas o que vale, pela boa intenção... uma orquídea comprada como gesto simbólico!
E o prometido é devido... :)

Participação do Eduardo do Blog Sombreiro

Mais uma postagem feita pelo amigo Eduardo do Blog Sombreiro:


A minha cerejeira

Na Primavera a cerejeira veste-se de branco, qual noiva bela

Em Maio já abundam as cerejas com "guarda" à vista

No Outono, o verde das folhas dá lugar ao castanho
************************************************************
Um dia, um amigo disse-me: Sr. Santos, você precisa de uma árvore para o seu jardim. Vou trazer-lhe uma. Eu concordei, de facto ficava bem uma árvore ali e aceitei a prestimosa oferta. No dia seguinte, o amigo entrega-me uma pequena árvore e diz: aqui tem, é uma cerejeira, trouxe-a da minha terra (era natural de uma localidade perto de Fátima).
Esta conversa teve lugar há cerca de 35 anos, é a idade desta árvore. O amigo que me presenteou já não está entre nós. Paz à sua alma.
Plantei a árvore, tratei-a e ela foi crescendo. Talvez ao quarto ou quinto ano, não posso precisar, começou a dar fruto. Uma cereja de casta pequena, mas muito saborosa. Ao longo dos anos e consecutivamente, fui acompanhando a vida da árvore, regando-a, fazendo a poda e apanhando o seu fruto. Mas creiam que me tem dado bastante trabalho, muitas horas ocupadas só para ela.
Após o Outono ela fica despida, sem folhas e na Primavera começa a florir - fica linda, toda de branco, tal como uma noiva - e a nascer a folha. Seguidamente vêm as abelhas que, de flor em flor, vão transportando o pólen para que ela possa dar fruto.
Em Abril começam a aparecer as pequeninas cerejas que, lentamente, crescem e a sua cor vermelha parecem salpicos entre o verde das folhas, uma imagem deveras interessante.
Depois de meados de Maio já há frutos amadurecidos, mas ainda antes já os pássaros as descobriram e com elas se vão banqueteando. Quando o ano é de pouca cereja, eu tenho de me contentar com aquelas que eles deixam. Assim que as cerejas começam a pintar, tenho imensos “amigos” de asas que fazem da minha cerejeira o seu local de refeição. É uma cerejeira grande, normalmente dá bastante cereja, mas a verdade é que são poucas para tantos visitantes.
Passam diariamente pela cerejeira centenas de melros, pardais e outras aves. Durante cerca de um mês, é ali que comem, mas em contrapartida – e talvez como agradecimento – deixam o seu cantarolar. Os melros, por exemplo, deixam melodiosos sons que é um prazer para os sentidos. Comem-me as cerejas, mas dão-me música, ficamos quites.
Perante tantos visitantes, este ano decidi fazer um boneco e colocá-lo no topo da árvore, para ver se eles se assustavam e não me comiam tantas cerejas. Puro engano, de pouco ligaram ao boneco, comeram na mesma, não valeu o trabalho. Mesmo assim, este verão apanhei bastantes cerejas, pois a quantidade produzida foi muita.
Findo o verão e com o Outono à porta começa a folha a envelhecer, apresentando um colorido acastanhado e lentamente, com a ajuda do vento, vai caindo até ficar completamente sem nada. São centenas de milhares de folhas que eu vou apanhando ao longo de um mês. Quase todos os dias tenho que as varrer e apanhar.
Hoje estamos a comemorar o dia da natureza, não fiz nada de especial para esta ocasião, mas quis colaborar com todos aqueles que amam a natureza e a protegem, narrando uma história verídica que é a da minha cerejeira. Desta forma, podereis ficar a conhecer um pouco melhor a vida desta árvore, igual a tantas outras, mas diferente de todas, tal como cada um de nós.
A mãe natureza é única e essencial para o planeta, daí deve advir o nosso empenho na sua preservação, cuidando de manter tudo o que de mais belo e necessário ela possui, pois só assim temos direito a usufruir em pleno do magnífico paraíso em que Deus nos permite viver.


Este trabalho está integrado na campanha promovida pelo Movimento Natureza.


Participação da Ana do Blog Rara Avis

Vejam que linda postagem a Ana Tapadas fez em seu Blog Rara Avis:


Amor, à pátria



Vista do espaço - Apollo 17



Tal como o prometido, cá estou eu a refazer este post...Boa noite, meus amigos!
Moro neste lugar há cerca de uma dezena de anos. Urbanização nova, construída sobre um local onde só havia depósitos de materiais de construção...
Sou um desses seres que conhece os dias pelo aroma. No meu Alentejo existem quatro estações exuberantes e um clima que vai do frio inverno, com geadas agrestes, ao quente e seco verão, com temperaturas que sobem aos quarenta graus.
Criar, aqui, um pequeno jardim é promover um microclima ameno e suave...trabalho duro e persistente, que me atrai e descontrai.
As minhas árvores cresceram. Não sei os nomes correctos de algumas, mas que importa? Companhias silenciosas, apontam o claro firmamento destes dias.


As minhas rosas brancas têm espinhos poderosos, são como os meus longos dias de trabalho, presa às cadeias de tantos afazeres intelectuais e burocráticos...
Hoje plantei uma buganvília... adoro esta planta, evoca o sul e um mediterrâneo onde gosto de mergulhar a imaginação.
«Pedaços de paraíso», os nossos jardins são beleza, tranquilidade e uma colorida luta contra os malefícios da vida urbana.
E...porque o nosso planeta, velha Gaia, precisa de nós e é precioso demais, aqui vos deixo com Fernando Pessoa:


fotos do meu jardim...
Prefiro rosas, meu amor, à pátria,
E antes magnólias amo
Que a glória e a virtude.

Logo que a vida me não canse, deixo
Que a vida por mim passe
Logo que eu fique o mesmo.

Que importa àquele a quem já nada importa
Que um perca e outro vença,
Se a aurora raia sempre,

Se cada ano com a Primavera
As folhas aparecem
E com o Outono cessam?
E o resto, as outras coisas que os humanos
Acrescentam à vida,
Que me aumentam na alma?

Nada, salvo o desejo de indiferença
E a confiança mole
Na hora fugitiva.

Fernando Pessoa



Participação da Sandra do Blog Coletivo

E vejam o post que a amiga Sandra fez no Blog Coletivo-Uma Interação de Amigos:



Meu Jardim, no canto do muro, junto ao Ipê Amarelo.







Meu jardim.

Eu amo a vida. Por este motivo também que amar a natureza, pois ela, faz parte da minha vida.
Precisamos do ar para respirar e quem melhor para dar o ar puro senão é as árvores.
Enquanto muitos homens desmatam, outros replantam e plantam.
Participar desse tema,é levantar uma bandeira em favor do verde. Deus fez a natureza linda, limpa e maravilhosa.
O Homem por sua natureza egoísta resolveu estragar tudo, dizendo que é em nome do Progresso.

Tudo bem que muitos espaços foram necessários para as devidas construções, mas, em seu lugar outras pudessem ser replantadas, ou quem sabe, jardins pudessem existir.
Plantar flores, embelezar as praças, as ruas, avenidas, casas, etc.

Eu desde pequena plantei árvores e cultivei flores.
Lembro me que plantei em minha casa atual um pé de pinheiro araucária, este que dá o pinhão, Brotou, cresceu e ficou maior que a casa.
Tive que cortar, ou melhor meu marido cortou.
A tristeza foi tão grande, que passei o dia muito quieta, como se estivesse em sinal de luto pela planta.
Lembro de outro momento que reclamei com o vizinho, por ter cortado a árvore de sua casa.
Ele alegou que a árvore, poderia puxar raio para casa.
Também fiquei muito triste com ele.
Para mim, a árvore representa vida.
E a vida não se corta, se cultiva.
Claro que no meu caso fui obrigada a corta em função de não ter espaço suficiente para suportar uma árvore desse porte.
Mas, plantei um pé de Ipe Amarelo, quando meu filho tinha um ano. Ela está lá até hoje, fazem 15 anos.
Estamos sempre podando, pois fica muito próximo aos fios.

Mas não desistir de plantar árvores.
Plantei um pé de limão, que já dá frutos, do qual aproveito para temperar as saladas, já que é mais saudável do que o vinagra.
Planto flores.
Tenho um jardim, que a muito custo foi plantando diversas flores, principalmente orquídeas do jardim.
Começou com um pequeno canteirinho, aos poucos foi crescendo na qualidade. Embora não tendo muito espaço, não abri mão dele.

Até já briguei com meu marido em função dele.
Na escola, incentivo muito as crianças sobre o valor da natureza, principalmente, quando vou substituir. Aproveito todo e qualquer assunto para explorar sobre este tema. Aqui em nosso município, foi plantado em todas as escolas, a planta do Pau Brasil, símbolo do Brasil, já que hoje é 22 de Abril dia do Descobrimento do Brasil.
Em se falando em cuidar dos jardins , ruas para melhorar mas a visão/beleza da rua, foi feito um mutiram de limpeza, em baixo das árvores em terrenos baldios, deixando mais livre os pés de goiabeiras que ali estão.
Bem como cuidando do visual da rua.
Até dizendo assim, protegendo dos ladrões, pois, quando existem mato de mais, tudo fica propicio de se tornar um belo esconderijo.

As fotos referentes a multiram:





...E...Veja a grande diferença. Isso é a força da consciência.
Preservar o que é nosso.



Todos juntos trabalhando pela a natureza da rua.











Ficou muito lindo!!!
Parabéns aos pais e maridos, que fizeram do dia 21 de Abril um momento de conciêntização e luta pelo verde.



Em se falando de Natureza, fomos fazer uma trilha entre as matas da região vizinha, encontramos por lá, dentro da mata, uma linda fonte de água, uma mini cachoeira.

Somente Deus tem esse poder de Criar, coisas lindas e maravilhosas.
O dia que o Homem se conscientizar disso, fará tudo para preservar. Ainda falta muita conscientização.
Poucos tem noção do imenso valor que a natureza tem.

Muitas vezes, nós seremos humanos nos sentimos senhores da mãe Natureza. Mas será que temos o direito de destruir??? Fica aqui esta pergunta, quem sabe para podermos até abrir um debate.
Quem sabe??? Todos nós fazemos parte dessa natureza.


Meu Jardim e minhas flores. Rubem Alves, já dizia:-" Deus ao criar o universo, pensava na única palavra:Jardim. É imagem de beleza, harmonia e felicidade."











Meu pé de limoeiro





Meu pé de limão,hospedando um pé de uns galhos de guaco.

21-04-09



Noso passeio pela mata
Encontro com a natureza-20/04/09.
Uma beleza sem fim. Até gruta encontramos, mas infelizmente não pude subir para ver, em função da minha cirurgia.




Ame a natureza e aproveite o melhor que ela tem a nos oferecer....