terça-feira, 28 de abril de 2009

Participação da Maria Augusta do Blog Côté cour

E a amiga Maria Augusta escreveu em seu Blog Côté cour, Côté jardin:


Esta foto retrata a natureza exuberante renascendo depois de meses de frio e inverno. Parece que renascemos com ela, pois nos sentimos reviver com a volta dos dias de sol e de calor. E é normal, pois fazemos parte da natureza, porisso toda iniciativa no sentido de corrigir os erros cometidos em relação a ela é importante, como é o caso do Movimento Natureza. Principalmente porque este propõe ações concretas, como a sugestão de plantar árvores.

No meu caso, plantar árvores no momento não foi possível, mas este projeto me fez refletir ao que faço de concreto no meu dia a dia no sentido de minimizar o impacto de meus atos sobre o meio ambiente. Neste sentido, poderia enumerar :
  • uma redução considerável do uso do papel : imprimo o mínimo possível, utilizo os dois lados das folhas quando preciso escrever, e reutilizo mesmo os envelopes para fazer pequenos lembretes. E quando precisamos descartar os jornais, sempre o fazemos nos recipientes de reciclagem que temos aqui no bairro.


  • no que se refere à alimentação, abolimos o que pode ser "exótico" e vir de longe (foi o mais difícil, pois tive que renunciar aos produtos brasileiros), procurando privilegiar os produtos regionais e se possível com a etiqueta " bio " e sempre da estação. Deixamos de lado também os peixes como o bacalhau e o cação, que estão em fase de extinção.


  • em termos de consumo de água, mudei meu modo de lavar a louça, uso água corrente só para o enxague, o detergente é colocado em " batch " onde a louça é mergulhada (só uso a máquina quando temos um grande volume de louça).


  • em relação à economia de eletricidade, não deixamos mais a televisão ou o computador em " veille ", desligamos completamente quando não estamos usando. Também perdi o hábito de deixar as luzes da casa toda acesas, agora elas só se acendem nos cômodos onde estamos. Sei que o grande consumo de energia aqui é para a calefação no inverno, mas sobre isto não temos controle direto, pois a calefação é central para o imóvel, mas procuramos manter as janelas bem fechadas para não causar desperdícios.


  • participei dos grupos formados aqui na prefeitura visando discutir sobre o tipo de melhoria que poderia ser introduzida em cada setor como educação, transportes, urbanismo, etc., visando uma redução máxima da emissão de CO2 na cidade.
Estou consciente de que isto é apenas um pequeno passo, resta muito a fazer, principalmente no que se refere ao transporte. Aqui na cidade dá para andar a pé ou pegar o " tramway ", mas quando saimos dela temos o hábito de viajar de carro…embora tenhamos uma rede de trens excelentes, principalmente o TGV (trem bala) como opção. Em relação a outros itens de consumo, acho difícil renunciar a alguns hábitos mas se prestarmos atenção podemos comprar produtos que foram realizadas de modo sustentável, vários setores já incluem o respeito ao meio ambiente em sua produção, embora os produtos sejam um pouco mais caros.

E voilà um diaporama mostrando alguns gestos do meu cotidiano :


E não deixe de visitar o "Faça a sua Parte" onde é Dia da Terra o ano inteiro e fornece dicas preciosas para um dia-a-dia sustentável. Hoje ele está apresentando uma discussão e uma série de links de blogs que estão falando sobre esta tema.

E como hoje além de ser o "Dia da Terra" é também o aniversário do descobrimento da Pátria Amada, eu os convido a comemorar lendo "O Fractal Verde e Amarelo" no Le Jardin Ephémère.

Nenhum comentário: