

Marco Antonio do blog A Casa do Mago
Quando li no blog da Lu sobre essa proposta, que na verdade é um desafio, pensei no seguinte, vou falar de uma cidade chamada São Paulo que é onde eu moro há anos…
Vou explicar, há alguns anos atrás começaram a chamar São Paulo de cidade de concreto e era justo que o fizessem porque essa cidade começou repentinamente a ficar sem árvores, plantas, flores, sendo que uma das poucas áreas verdes da cidade era o Parque do Ibirapuera.
O estado do Paraná é um dos poucos no Brasil a ter um projeto de arborização. Mesmo sem ter um projeto, São Paulo mudou um pouco seu cenário nos últimos anos. Não é o ideal, mas é um pequeno passo nesse sentido.
Contudo, precisamos lembrar que graças aos inúmeros fios da rede elétrica, telefônica e tv a cabo que cortam a cidade, muitas árvores sofrem com podas inadequadas e não há uma preocupação adequada com a substituição das árvores que apresentam problemas como: idade, cupim, poda irregular, raízes concretadas…
Com tudo isso, alguns bairros da cidade surpreendem ao apresentar inúmeras árvores frutiferas pelas calçadas: abacateiro, goibeira, jabuticabeira, entre outros…
E acho que é muito importante que cada um de nós se preocupe em plantar uma semente e contribuir para a mudança desse cenário paulistano. O ar melhorou, mas ainda está longe de ser ideal. Muitas árvores foram arrancadas e nenhuma foi plantada no lugar e cabe a nós, insistir para que isso aconteça…
Aqui em São Paulo passou a ser comum praças públicas serem adotadas pelo comérico local. Iniciativa interessante, mas é preciso lembrar que nos períodos de seca é preciso regá-las para que não morram e isso vem acontecendo com frequência…
Você também pode aproveitar a sua casa, por menor que seja o espaço, plante uma semente. Faça a sua parte…
Aqui em casa, até panela de rechaut já virou vaso e atualmente estou com uma pequena horta de alfaces e hortelã… Não são árvores, mas permitem um delicioso aroma para a cozinha.
Abraços,
Marco
Nenhum comentário:
Postar um comentário