quarta-feira, 20 de maio de 2009

Carvao mineral


Foto retirada DAQUI.

Vou fazer uma série por aqui falando sobre várias causas do aquecimento global. Caso você tenha um texto falando sobre a natureza, algum estudo, alguma informacao, um post que você gostaria que postássemos aqui. Deixa um comentário que entramos em contato.

Até a Segunda Guerra Mundial o carvao era o combustível mais utilizado no mundo. O surgimento da energia nuclear, trouxe mais velocidade e potência.
"Os carvões minerais são formados a partir do soterramento e decomposição de restos materiais de origem vegetal. Gradualmente, estes materiais ao sofrerem soterramento e compactação em bacias de deposição, apresentam enriquecimento no teor de carbono. O carvão é o resultado de um processo muito lento de decomposição de plantas e animais por milhões de anos. Ele é encontrado no subsolo, em vários lugares do planeta.
Um dos maiores problemas na influência no aquecimento global é a liberação de gases poluentes provocada pelo uso de combustíveis fósseis. Três tipos destes são usados à vontade por nós. O carvão mineral, petróleo e gás natural. Dentre estes três, o carvão é o maior vilão deles. Infelizmente o uso desse combustível parece longe de ser substituído por alternativas menos poluentes.
É utilizado para gerar eletricidade e para produzir plásticos, alcatrão, fertilizantes e auxiliar no derretimento do minério de ferro para a fabricação do aço. Quando ele é queimado, seu vapor aciona as turbinas instaladas nas usinas. Esse movimento gera a eletricidade.
Por que se utiliza o carvao mineral já que ele é um poluente em alto grau? Por ser barato e abundante na natureza, o carvão ainda é uma alternativa muito atraente do ponto de vista econômico para as empresas fornecedoras de energia elétrica.
Existe a possibilidade de lavar o carvao e assim reduzir a contaminacao na natureza. Por outro lado o dióxido de enxofre, uma das maiores causas da chuva ácida, é retirado. Também já é possível a redução de óxidos de nitrogênio, uma das causas do ozônio no nível do chão. Outras tecnologias permitem o bombeamento do gás carbônico para o subsolo pelas usinas termelétricas. Há três alternativas: o lançamento do gás em minas de carvão, expulsando o gás metano que, por sua vez, pode ser usado como combustível pela usina; em minas de água salgada imprópria para consumo humano ou para reservas de petróleo, facilitando na extração do combustível. Pesquisa feita AQUI.

Este texto foi extraído do blog Saia Justa

2 comentários:

Beth/Lilás disse...

No site www.ecodebate.com diz o seguinte:

“Se você tem que trabalhar a mais de sete palmos, todos os dias, embaixo da terra, se você tem que trabalhar sem ver o sol, ganhando pouco e adquirindo uma doença, é também uma forma de escravidão. Porque o dono da mina, em pouco tempo, numa mina ele fica poderoso e rico, compra canais de rádio, jornais, redes de hotéis, e o mineiro trabalha, trabalha, fica doente, morre pobre, quando não fica soterrado”,

“O trabalhador mineiro, quando não morre soterrado, como aconteceu, em Lauro Müller, morre com a pneumoconiose, que é a doença do pulmão negro. Todos os dias, todas as semanas, todo o mês e todo o ano respirando pó de carvão, ele contamina o pulmão, e ele morre com essa doença, que é incurável. Prova disso é que o governo, o estado, a união, aposenta os mineiros com 15 anos de trabalho”

Além dos impactos sociais, as minas de carvão causam graves danos ao meio ambiente. Tadeu afirma que os recursos hídricos da região ficam poluídos, como é o caso da bacia do rio Araranguá, contaminada com metais pesados. A situação também impossibilita que a comunidade se beneficie da pesca.


Diante de tudo isso, não seria melhor que o homem buscasse alternativas na energia solar para tantas coisas?

abraço carioca

Poesia do Bem disse...

Olá amiga como vai? breve breve estarei postanmdo um projeto que fizemos na escola e será feita a exposição dia 30 agora, um vídeo lindo feito pelos alunos e pelo professor de Artes com nossa ajuda , ou seja os professores de 1ª série. estou muito feliz, além de toda exposição teremos a presença da amiga Poetisa anne liere, que conheço só virtual mas que vai na nossa escola autografar e contar estáorias ás crianças, dai vim te avisar que pode vim no poesia do bem visitar e verificar.Mais uma novidade tenho meu link-me agora deseja por aqui? se sim fico feliz, pode colar, bjssssssssssssssssssss