segunda-feira, 8 de junho de 2009

Dia do Oceano


O Lago Baikal é o maior lago de água doce da Ásia, o maior em volume de água do mundo 23.600 km³, o mais antigo, 25 milhões de anos e o mais profundo da Terra 1.637 m. O lago é tão grande que se todos os rios na Terra depositassem as suas águas no seu interior, levaria pelo menos um ano para encher. É responsável por 20% da água doce líquida do planeta. É conhecido como a "Pérola da Sibéria."
Em 2005 desapareceu 14% do gelo permanente do Ártico, os oceanos estao derretendo. Como os oceanos estao mais quentes, as águas ficam mais pobres em nutrientes e em algas. As algas por sua vez têm a funcao de atirar o dióxido de carbono que fica na superfície, agravando o efeito "estufa". As algas nao sobrevivem sem esses nutrientes. A vida do nosso planeta já conheceu 5 grandes extincoes em massa, você sabia?
Uma das mais conhecidas foi há 65 milhoes de anos chamada de "cretácico". Foi provocada pela queda de um meteoro na Península de Yucatao, no México. A queda do meteoro provocou o fim da era dos "dinossauros". Quer saber mais? AQUI.

Mas esta nao foi a pior das catástrofes. A mais grave de todas foi há quase 250 milhoes de anos . Nao se sabe porque desapareceram brutalmente 95% dos animais que conhecemos pelos registros de "fósseis". Essa época é conhecida como "pérmico". A "Live Science" lancou um artigo sobre um dos grande mistérios da vida: "O que causou as extincoes em massa?" Teria sido o Dilúvio Global? Tal como ele nos apresenta na Bíblia? Aqui. Acredita-se que os baixos níveis de oxigênio causou a grande extincao dos animais.

Peter Ward, paleontologista diz que as mudancas nao aconteceram da noite para o dia. Mas uma grande maioria de biólogos concorda que estamos no meio de um grande 6° evento de extincao. A mudanca climática irá dificultar os esforcos de conservacao. A Floresta Amazônica desde 2005 tem vivido uma seca nunca vista. Diversos rios secaram e vários dos seus afluentes, isolando comunidades inteiras. A água potável teve que ser enviada de helicóptero para algumas aldeias. A estiagem causou emissão de 5 bilhões de toneladas de CO2, seria este o primeiro sinal iminente? Com o desmatamento temos menos sombras das árvores , o solo aquece mais e conseqüentemente , aquece mais o planeta. Que ler mais sobre a seca na Amazônia? AQUI.

E eu pergunto: Como está a sua árvore plantada no dia 22 de abril deste ano? Cuide bem dela, ela será o seu chapéu de protecao, o seu pé de Oxigênio.

Se você quer mesmo saber na íntegra sobre este assunto. Achei uma página muito interessante. O texto é longo, mas é bem explicado e se o assunto te interessa, clica AQUI.

Por que comecei falando sobre o Lago de Baikal? O que tem ele com tudo isso? Pensem comigo: Ele, é o maior Lago do mundo onde estao concentrados um quinto de água potável existente neste planeta. Eu acho que vou armar a minha tenda por lá.

Um abraco

4 comentários:

Mimirabolante disse...

Respondi no Saia Justa.....minhas árvores estão lindas !!!!meu berçario de mudas também !!! minha compostagem caseira está cheirosa e com um ótimo aspecto....minhocas ????ainda não vi por lá....paciência.......Parabéns pela postagem !!!!!bjcas mimirabolantes.com p/ vc.....

Bergilde disse...

O canal italiano,La7,na ultima sexta-feira dedicou toda a programaçao à tematicas ambientais, inclusive mostrou reportagem desse lago,muito interessante.Temos continuado nossas pequenas grandes proezas aqui em casa apontando a educaçao das crianças ao respeito da natureza-registrei video(coleta de lixo) no blog,vc viu? Plantamos um 'tulipano'amarelo no jardim condominial,ainda nao vingou.Abraços,Bergilde

Beth/Lilás disse...

Georgia,
A natureza está em toda a nossa volta e não só árvores e plantas temos que cuidar, mas sim todo o eco-sistema para que possamos viver em comunhão perfeita com tudo isso.
Fantástica essa reportagem, não conhecia este lago.
Adorei!
bjs cariocas

Poesia do Bem disse...

A minha está crescendo, e já plantamos outras aqui no condomínio está todo cercado de grama e cerca viva, venha ver meu post Nasci NO Mar, de certa forma uma homenagem em lembrança ao berçário da vida! bjssssssssssssssss