quarta-feira, 29 de julho de 2009

Comer carne estimula o desmatamento?

A resposta para essa pergunta é sim…

carne Infelizmente, o consumo de carne vermelha é um dos maiores responsáveis pelo desmatamento, afinal, para criar pastos, muitos pecuaristas recorrem ao desmatamento de florestas e outras áreas, como o cerrado por exemplo…

Para se ter uma idéia, boa parte da soja plantada em áreas de florestas, como a Amazônia por exemplo é utilizada para a produção de farelo, matéria-prima da ração do gado criado confinado no curral. E o pior é que hoje aproximadamente 70% das áreas desmatadas são usadas para a criação do gado.

Tentativas de acordos entre pecuaristas e frigoríficos são muitas, mas tudo fica apenas no papel mesmo. Afinal, o Brasil é um dos maiores exportadores de carne vermelha atualmente…

O Ministério da Agricultura diz em alto e bom tom a quem quiser ouvir que os pecuaristas se comprometeram há anos em não expandir a área destinada ao plantio de soja. Mas é evidente que o comprometimento deles foi apenas uma forma de agradar os ecologistas que não estão satisfeitos com o desmatamento da Amazônia…

Outro informativo curioso vem da Embrapa que afirma monitorar pastos via satélite o que torna possível verificar se há expansão de pastagens em áreas de florestas. Ótimo, já sabemos que há expansão, devidamente comprovada graças ao uso do satélite e o que será feito quanto a isso? Claro que ninguém pensou nessa resposta ainda, mas esperar algo a curto prazo dos meios diretamente envolvidos nessa questão é pedir demais, não acham?

Por isso, cabe a nós pensar muito bem em levar para a nossa mesa um bife “suculento” de carne porque para contornar esse PROBLEMA seria preciso um rígido controle sobre os pastos e até mesmo sobre as plantações de soja e em se tratando de Brasil, já sabemos que isso não acontecerá…

Claro que não é nada fácil deixar de lado um dos mais antigos hábitos do brasileiro. Afinal, o nosso prato de cada dia é justamente: arroz, feijão, carne e batata frita. Eu posso dizer que era um carnívoro, até conhecer a Lu que não come e nunca comeu carne. E como a cozinha é seu espaço sagrado, carne não entra de jeito nenhum…

Assim sendo, posso dizer que nem é tão difícil assim mudar esse hábito, mas se isso ainda não te convenceu, acesse o santo google e pesquise como esses animais são mortos apenas para que o nosso sustento diário. Há casos horríveis, iguais ou piores aos dos porcos lá no México.

Grande abraço Marco

Post cedido pelo Marco do blog A Casa do Mago.

Obrigada Marco.

6 comentários:

Anônimo disse...

Eu ja fui vegetariano um tempo, foi bom .Mas mudar o habito do brasileiro tem a mesma força que tentar tirar o cigarro das lojas , não é impossível mas garanto que não será nem um pouco facil.
Um abraço !

Unknown disse...

Muito interessante, nunca havia pensado por essa lado. Já pensei em parar de comer carne dimplismente pelo fato do animal em si, mais isso agrega um peso maior ainda. Todos nós (os carnívoros) ajudamos a desmatar sem saber. Isso está me pesando muito a consciencia. Muito legal a matéria adorei!

Também tenho um blog que fala sobre meio ambiente. Se houver interesse da uma olhadinha.
conhecendoonossomundo.blogspot.com

Parabéns!!!

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Eu também nao sabia disso. Nao sou vegetariana, e acredito que nunca o serei, pois sou louca por um churrasco. Já diminui bastante o comer carne; por uma conscientizacao de saúde, mas quando soube disso pensei que sequer estamos preparados para uma mudanca radical caso seja preciso.

Márcia disse...

Olá! Acompanho o Movimento Natureza e ofereço um selo para você lá no Natureza é Arte!

http://naturezaearte-nature.blogspot.com/2009/08/recebi-por-indicacao-da-amiga-virtual.html

Espero que goste da minha indicação.

Márcia

Márcia Dezen

Rio Nu disse...

Oi, vamos sortear uma ecobag by Leozinha e uma necessarie Dona Fifi.
Para participar entre em nosso site e responda o post do sorteio. Boa sorte!! MMM's

http://coisasdemeninas.com

Bergilde disse...

Retornando das férias e nos atualizando com todas as postagens do movimento natureza,por sinal sempre de grande teor informativo.Acerca do consumo de carne vermelha aqui em casa é de apenas 2x/semana por questões economicas visto que 1kg de carne de boa qualidade onde moramos custa os olhos da cara e os filhotes apesar de pequenos já demonstram preferir a carne branca e o peixe...Melhor assim!Um cardápio misto e variado faz sempre bem à saúde e ao nosso bolso também.Abraços,Bergilde (da ITA)