quarta-feira, 17 de junho de 2009

Aquecimento global pode ser manipulado parte 1?

O que queremos aqui é discutir as possibilidades se isso pode ser possível ou nao, pois um assunto tao importante como este tem muitos lados de verdades e nós devemos também saber que tem outros cientistas que pensam ao contrário. Acho importante lermos, ouvirmos, nos informarmos, peneirarmos e formarmos as nossas próprias opinioes.





Amanha colocaremos aqui a 2° parte.

O objetivo do blog Movimento é informar sobre o que se anda discutindo pelo mundo a fora.
Nao somos donos da verdade, mas também nao precisamos aceitar só um lado da verdade. Cada pessoa tem o direito de acreditar naquilo que quer acreditar, é nosso direito.


12 comentários:

Camila Hareide disse...

Não tiro de maneira nenhuma o direito de cada um acreditar no que quer, assim como outros tem o direito de criticar. No post de ontem vcs basearam as informações em links que nada confiáveis, só isso. E este vídeo muito bonitinho de hoje, que tem os argumentos principais 1) de que as mudanças climáticas não são causadas pelo homem e 2)o alarde da mídia é manipulação política dos países ricos para manter os países sub-desenvolvidos neste estado. São argumentos fortes, e precisam ser provados. Senão viram acusações vazias, portanto perdem o crédito, concordam?

Minhas perguntas... Qual o modelo de mudança climática estes cientistas apresentam? Porque os países ricos teriam interesse em manter a África miserável, se no fim são eles mesmos quem pagam a conta no final?

Ainda me soa como teoria da conspiração. Estarei ansiosamente aguardando a segunda parte do vídeo, para ver se eles respondem a estas perguntas.

Abraço

Movimento Natureza disse...

Oi camila, seja muito bem vinda.

Gosto de pessoas exatamente como você que nos leva a perguntar, a indagar sobre as coisas e nao somente em aceitar tudo tao facilmente...

Serao um total de 9 videos que você poderá já ver a seqüência deles no you tube.

O caso é muito complexo, por isso pensamos que deveríamos discutir por aqui outras questoes, outros pontos de vistas e nao somente aceitarmos tudo o que a mídia nos apresenta como verdade absoluta.

Sabemos que neste mundo muita coisa é manipulada, sao outras questoes que correm por trás que nós nunca saberemos...

Mas queremos discutir outras opinioes e outros pontos de vista, ouvir outras pessoas e ouvir o que elas também andam descobrindo...

Um grande abraco e obrigada pela visita.

Volte sempre.

Camila Hareide disse...

Assisti inteiro, não aguentei esperar! Se até Stephen Hawkins voltou atrás e disse à comunidade científica que havia errado, eu também posso! Não estou ainda 100% convencida, mas a partir da parte 5 é que o vídeo começa a fazer mais sentido...

A questão dos mosquitos por exemplo é realmente ridícula e tirou acredidibilidade do IPCC pra mim. Eu moro no Ártico. Aqui tem mosquito sim...

Indubitavelmente a mídia faz alarde. Mas pensar que há membros da própria comunidade científica pensando em trabalhar APENAS para ser divulgado por esta mídia, é assustador!

A pergunta que resta é: se o movimento ambiental nasceu da forma como mostra o vídeo, por que os EUA ainda põe tanto dinheiro em pesquisa climática "manipulada", sendo que as ações anti-aquecimento global são anti-capitalismo? Será que Bush Filho se recusou a atender ao Protocolo de Kioto pq já sabia da farsa? Porque ele voltou atrás no fim de seu governo?

E se as mudanças climáticas que vemos acontecer diante dos olhos hoje é natural, digamos assim, e portanto não há muito que o homem possa fazer para reverter este quadro, é mais assustador ainda, para mim ao menos. Metade dfa humanidade vai morrer de fome ou sede logo, mas é assim que deveria ser? Náo posso aceitar isso...

Por outro lado, o filme também é perigoso porque não apresenta debate, assim como o modelo que eles acusam. Aceitar os fatos apresentados no filme como verdadeiros significaria um retrocesso em termos de educação ambiental: pra que plantar árvores, porque economizar água e energia, porque reciclar o lixo, porque mudar os hábitos de consumo, se tudo é um ciclo natural e o clima muda mesmo e não há nada que se possa fazer?

Percebe? Seria um retrocesso gigantesco no processo... Então é importante haver um debate justo. Este filme, para ter mais credibilidade, deveria ter confrontado os cientistas que eles acusam.

Mas a parte final é a mais chocante...Concordo com Patrick Moore em tudo o que ele diz. Mas ainda tenho uma pergunta que náo cala... Qual o interesse em manter um continente inteiro na miséria? Quem no mundo poderia ganhar o que com isso? O programa termina sem responder a esta pergunta...

Desculpe se me antecipei. Mas a discussão ficou muito, muito interessante. Vou pesquisar mais. E te convido a pesquisar também, aqui e lá no meu cantinho. Por sinal, me redimi e apaguei um trechinho do meu último post, agora que entendi sua mensagem! Perdão pela minha ignorância em atacar antes de perguntar! Ainda farei um outro post tratando do assunto, linkando você, que iniciou a discussão...

Desculpe também por escrever um livro, de tão grande o comentário... Mas esse assunto não é pequeno...

abraço

chica disse...

Interessante que nós estejmos a par de tudo isso, pois temos que tomar a nossa postura e opinião.Ótimo post.beijos,chica

http://saia-justa-georgia.blogspot.com/ disse...

Nada a desculpar Camila, só a agradecer, pois foi por causa do seu comentário que eu corri atrás. Antes eu só pensei em lancar aqui a dúvida e deixar as pessoas correrem atrás das respostas. Sabe aquela coisa de professora de jogar a pergunta, a dúvida no ar e deixar que a pessoa ao ficar agucada pela curiosidade ir atrás?

Pois é, quando li seu comentário, fui abrir novamente o link que havia colocado e vi que nao estava entrando a página que antes de programar os posts eu havia visto. Entao retirei mas nao queria deixar essa batata quente por ai, entao pesquisei bem esse assunto e quando achei essa entrevista disse a mim mesma que talvez essas explicacoes com exemplos até uma crianca poderia entendê-las.

Eu chorei quando vi a entrevista com o africano, no quanto eles estao sendo novamente sacrificados. Fiquei pensando nas luzinhas de natal que enfeitam o mundo todo e falamos de Cristo, de Paz, de Amor e tudo mais e eles nao têm direito a ter uma geladeira ligada enquanto uma lâmpada estiver acesa, isso prá mim está além do monopólio, eles estao exterminando vidas, o mundo todo tem luz e abusa dela e por que eles nao podem tê-la? Se gasta bilhoes numa pesquisa falsa como esta e culpa o povo por tantas coisas que ele nao fez? Por que a manipulacao?

Eu vejo assim, o homem precisa cuidar melhor da nossa casa, nosso planeta, até mesmo por questoes de higiene, agora que é assustador, isso é, como nós vimos nos videos e vc escreveu, que metade da humanidade vai morrer de fome ou sede. Me pergunto: Deveria ser assim? Náo posso aceitar isso, tanto quanto você e é por isso, que eu tb nao posso me calar.

Mas precisamos pesquisar, ler muito a respeito e pesquisarmos muito também. Porque senao quem sofrerá seremos nós novamente...

Eu tb senti falta do outro lado para ser confrontado, mas infelizmente isso nao aconteceu.

Vamos sim ficar ligadíssimas com as próximas noticias e se vc descobrir algo por favor, nos informe.

Como escrevemos antes, o blog quer informar todos os lados da questao, nao estamos do lado de ninguém...

Um grande abraco Georgia

Beth/Lilás disse...

Georgia,
Obrigada por trazer aqui mais uma forma de vermos e pensarmos sobre o assunto do Aquecimento Global.
Temos que ver todos os lados, escutar, ler, debater, pois ainda não sabemos o que de verdade se esconde por trás de tudo isso.

A frase do cientista "é um movimento quase religioso, quem não concorda, torna-se um herege" - concordo plenamente, pois vejo isso nas religiões e quem não as professa hoje em dia, quando diz não acreditar, quando acha que tudo pode ter sido manipulado, olham para aquele como um herege ou alguém que tem uma doença pior do que a Aids.
Eu prefiro ser mais eclética, mais abrangente e hoje, do alto dos meus 50 e poucos anos, prefiro desacreditar do que ficar como cordeirinhos seguindo em fila.

Estamos vendo uma mídia galopante neste mundo, pegando os assuntos e esmiuçando pouco os assuntos, logo esquecidos quando vem outra notícia fresquinha. Então, o assunto que você trouxe em outra perspectiva é ótimo para que vejamos o quanto a coisa é mais profunda, mais complicada, mais política, como sempre.
Que dó ver a África assim, mergulhada na ignorância e abandono e os ricos países sugando e deixando este povo morrer à míngua!
E, da nossa parte, devemos continuar combatendo o desperdício, reciclando, conversando com os menos esclarecidos para que não fiquem na escuridão da ignorância e que leva o mundo, o nosso planeta querido a se degradar.

Excelente debate!
beijos cariocas da
Beth Q.

Maria Augusta disse...

Meninas, parabéns pelo debate, ele é importante e interessante. Acredito sim que haja manipulação política em assuntos climáticos, assim como em tudo que a mídia veicula. Quanto a este assunto do aquecimento global, já ouvi várias opiniões dizendo que ele seria de origem natural e não humana, assim como também já vi gráficos mostrando o contrário, isto é, sua aceleração nos últimos 50 anos, coincidindo com o aumento da atividade "industrial" na Terra. Para formar uma opinião preciso ainda ler mais e ouvir mais de ambos os lados, porisso posts como esta série que vocês estão apresentando são importantes.
Em todo caso, o esgotamento dos recursos da Terra, a poluição causada pelo homem, são fatos incontestáveis e contra isto podemos e devemos agir.
Beijos e parabéns!

Bergilde disse...

Georgia,vi o video,li o artigo e comentarios tb e com vc mesma disse 'é bom conhecer diferentes opinioes sendo este um argumento tao polemico.Assim,mesmo parecendo simplista prefiro continuar dando minha contribuiçao na educaçao de meus filhos quanto ao respeito e amor às coisas da Natureza para que o futuro deles possa verdadeiramente existir,vc me entende?Seguindo a evoluçao do tema...

Silvia D. Schiros disse...

Pronto. Maria Augusta disse o que eu queria dizer. Sobre as pesquisas que mostram a aceleração do curso natural do aquecimento global devido à ação do homem, sobre a poluição que causamos e que afeta nossa qualidade de vida.

Mesmo que o aquecimento global causado pelo homem seja uma grande mentira, ainda assim precisamos cuidar da casa em que vivemos. No mínimo para que nós mesmos tenhamos condições de vida!

Anônimo disse...

E surgiu uma luz no fim do túnel com o blog MOVIMENTO NATUREZA!! Eu acredito que todos que passam por aqui estão preocupados em salvar o nosso planeta. Tenho certeza tbm que todos aqui, fazem a sua parte! INfelizmente o nosso planeta está doente, e podemos manipular sim... E eu tenho certeza que muitos que vem por aqui sabe a importância de começar a ajudar a nossa terra. Árvores, águas, lixo no lixo, podemos fazer muito, se todo o mundo estiver unido no mesmo pensamento, teremos os nossos verdes, as nossas águas limpas! Tudo depende de nós!!
Eu sempre apoio vcs!!
Beijo, grande!!!

Ah, se quizer trazer o texto: NATUREZA SENTIMENTAL para cá, fiquem a vontade!!!
Abraços

Francisco Coelho disse...

Primeiramente queria parabenizar a Georgia e a Ruth pela iniciativa de colocar esse tema da maior importancia em discussão.
Tenho lido muito as entrevistas pros e contra sobre o aquecimento global.
Penso que a verdade estaria no meio das duas,realmente existe uma mudança ambiental ciclica natural do clima mas piorada pela mão do homem com a emissão de gases e CO2,acredito que temos que continuar fazendo a nossa parte,evitar tudo que possa aumentar o aquecimento, que na pior das hipoteses só faria bem a natureza e ao ambiente em que vivemos.
Reformular posições é natural e próprio da evolução do conhecimento. Quem está precisando se reformular é o Movimento Ambientalista, por estar se transformando em um movimento fundamentalista. Ultimamente Patrick Moore tem acusando o movimento de ser Anti-Humano, e de ter se transformado na força mais poderoso para evitar progresso dos países em desenvolvimento.

Abraços

Movimento Natureza disse...

Chico, muito boa a sua palavra.

A nossa parte temos que continuar mesmo a fazer, até porque nos educa, nos leva a aprender a respeitar a natureza.

É uma questao até de higiene, manter o nosso planeta limpo.

Obrigada